Central do Cidadão e Atendimento Inaugurada em 21 de maio de 2008, a "Central do Cidadão" foi criada com a principal missão de servir de canal de comunicação direta entre o cidadão e o Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de dois anos de funcionamento, e buscando aperfeiçoar e modernizar a Central, o STF decidiu, em maio de 2010, expandir esse serviço, criando a "Central do Cidadão e Atendimento" (CCA). Consolidada na estrutura do Tribunal, a área orienta e transmite informações sobre o funcionamento da Suprema Corte, bem como promove ações que visam à melhoria contínua do atendimento ao público, no âmbito do STF, sempre com o objetivo de elevar os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades do Supremo. Além de prestar informações sobre o funcionamento do STF, serviços oferecidos e o andamento dos processos em tramitação, a Central é responsável pela recepção das correspondências enviadas à Corte, bem como pelo envio de respostas aos interessados. Confira a lista de atribuições da Central do Cidadão e Atendimento:
A área está instalada no pavimento térreo do Anexo II do Supremo Tribunal Federal, em amplo espaço de 1700 m², especialmente preparado para esse fim, congregando quase todos os serviços oferecidos aos cidadãos, advogados, jurisdicionados e demais beneficiários. A filosofia dessa expansão, pioneira em Cortes Superiores, é a de racionalizar os serviços oferecidos, a fim de torná-los mais simples, mais céleres e mais eficazes, com maior conforto aos usuários. No espaço da CCA estão reunidas: a Central do Cidadão, a Seção de Protocolo e Atendimento Presencial e a Seção de Atendimento Não Presencial. A OAB e a Defensoria Pública também integram a unidade, com salas destinadas ao atendimento de advogados, defensores e cidadãos. |