link para página principal link para página principal
Brasília, 18 de outubro de 2017 - 16:27
Notícias STF Imprimir
Quarta-feira, 29 de setembro de 2010

YouTube: ex-ministro do TSE esclarece dúvidas dos eleitores sobre o voto

Às vésperas das eleições gerais de 2010, cujo primeiro turno será realizado no dia 3 de outubro, muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre as peculiaridades do voto na urna eletrônica. Para esclarecer essas questões, o canal oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) no YouTube convidou o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto.

No quadro “Saiba Mais”, ele explica a diferença entre voto nulo e voto em branco. Segundo ele, há dois tipos de votos nulos: aquele que o eleitor nulifica quando, por exemplo, digita na urna e confirma um número inexistente na disputa; e aquele estabelecido pela Justiça Eleitoral depois que certo candidato se torna inelegível.

Costa Porto também fala sobre a definição de quociente eleitoral e quociente partidário, respondendo à seguinte pergunta: “Se eu votar nulo significa que estou beneficiando o candidato que está na frente?” De acordo com o ex-ministro, tanto o voto nulo como o voto em branco não são contados para o cômputo do quociente eleitoral.

O conceito de voto útil é outro tema abordado pelo entrevistado, que fala ainda sobre a possibilidade de o eleitor votar na legenda e a respeito das pesquisas eleitorais. Em relação a esse último ponto, Costa Porto ressalta que, apesar de acreditar nos institutos de pesquisa, tais levantamentos têm um lado negativo por tentarem antecipar a eleição.

A entrevista pode ser assistida no endereço www.youtube.com/stf.

LC

 



 

 



<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.