link para página principal link para página principal
Brasília, 22 de novembro de 2014 - 23:57
Notícias STF Imprimir
Segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Programa Justiça em Foco apresenta o TRE de São Paulo

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é o tema do Justiça em Foco desta semana. O programa mostra o perfil do presidente da Corte, desembargador Walter de Almeida Guilherme, a história do Tribunal Regional Eleitoral e o perfil do eleitorado do estado, maior colégio eleitoral do país.

Walter de Almeida Guilherme formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e iniciou a carreira no Ministério Público em agosto de 1969. Após vinte anos ingressou na Magistratura como juíz do então 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, na vaga do Quinto Constitucional reservada ao Ministério Público. Foi promovido a desembargador em 1997 e tomou posse no Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi juiz substituto, efetivo, vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral. Tomou posse na Presidência do TRE paulista em fevereiro de 2010.

São Paulo tem mais de 30 milhões e 300 mil cidadãos aptos a votar. Desses, quase oito milhões e meio residem na capital paulista. Desde 1994 o número de eleitores cresceu mais de 50%; o estado responde por mais de 20% dos eleitores brasileiros. São Paulo elege 70 dos 513 deputados federais. Uma curiosidade: as mulheres são maioria entre os eleitores paulistas.                                 

A história da Justiça Eleitoral no Brasil se confunde com a história do próprio estado de São Paulo. O Justiça em Foco mostra como surgiu o Código Eleitoral, a extinção da Justiça Eleitoral pelo chamado “Estado Novo” e sua recriação em maio de 1945, ainda durante o Estado Novo. O Tribunal Regional de São Paulo foi instalado no dia 6 de junho de 1945 com o desafio de registrar, em pouco mais de um mês, os cidadãos que elegeriam o primeiro presidente do Período Democrático pós Getúlio Vargas. A eleição foi realizada em 1945.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 20 horas. A TV Justiça exibe apresentações alternativas do  Justiça em Foco na quinta-feira, às 9h30; na sexta-feira, às 19h; no sábado, às 11h30 e no domingo, às 23h30.

Fonte: TV Justiça



<< Voltar
Enviar esta notícia para um amigo
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.