link para página principal link para página principal
Brasília, 23 de janeiro de 2019 - 12:30
Notícias STF Imprimir
Sexta-feira, 30 de março de 2012

Ministro Lewandowski apresenta palestra a 1200 estudantes em São Bernardo

Estudantes de Direito, advogados e autoridades de São Bernardo do Campo (SP) lotaram o auditório do Centro de Formação de Professores do município (Cenforpe) nesta semana para assistir a palestra do ministro Ricardo Lewandowski, em Aula Magna oferecida em sua homenagem pela Faculdade de Direito de São Bernardo. Ao todo, mais de 1200 pessoas participaram do evento em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) falou sobre “noções contemporâneas do princípio republicano”.

Ao lembrar que a forma republicana foi democraticamente escolhida pela sociedade brasileira por meio de um plebiscito realizado em 1993, cinco anos após a promulgação da Constituição Federal, o ministro Ricardo Lewandowski destacou que esse regime implica a observância de uma série de direitos e deveres entre o Estado e os cidadãos, uma vez que “a ideia moderna de República, a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, encontra-se indissoluvelmente ligada à ideia de que os indivíduos são titulares de direitos em face do Estado, em especial à vida, à liberdade, à propriedade e à participação política”.

“Outro aspecto correlato e atualmente pouco lembrado é o da virtude cívica, cultivada no passado, em especial entre os antigos romanos, que constitui, hoje, um sentimento de repúdio à prevaricação, à discriminação, à corrupção, à arrogância e à vulgaridade”, ensinou o ministro ao citar o jurista italiano Maurizio Viroli.

A palestra foi realizada na noite de segunda-feira (26) e contou com a presença do prefeito da cidade, Luiz Marinho, e seu vice, Frank Aguiar, além do o presidente da Câmara de Vereadores, Hiroyuki Minami, e de autoridades do Poder Judiciário paulista e professores da faculdade de direito.

Ex-aluno

O ministro Ricardo Lewandowski foi aluno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, graduando-se em Direito no ano de 1973. O diretor da faculdade, professor doutor Marcelo José Ladeira Mauad, disse ser uma honra poder contar com uma palestra de um dos alunos mais ilustres da instituição em uma Aula Magna para contribuir com a formação de novos bacharéis. O presidente do TSE recebeu ainda uma placa em sua homenagem com o registro de sua palestra.

LF/EH



<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.