link para página principal link para página principal
Brasília, 23 de agosto de 2014 - 08:24
Notícias STF Imprimir
Quarta-feira, 25 de abril de 2012

Programa Artigo 5º discute o Tribunal Penal Internacional

Uma Emenda Constitucional de 2004 incluiu no artigo 5º da Constituição Federal a determinação de que o Brasil deve se submeter à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a que tenha manifestado adesão. E este é o tema do programa Artigo 5º desta semana na TV Justiça. Foram convidados para falar sobre o tema o advogado Valério Mazzuoli e o professor Emerson Masullo.

Valério Mazzuoli é especialista em Direito Internacional e tem pós-graduação em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. É também professor de Direito Público Internacional na Universidade Federal de Mato Grosso. Para o advogado, a criação do Tribunal Penal Internacional é uma grande conquista:“desde a segunda guerra mundial a humanidade vem construindo a ideia de uma justiça permanente com jurisdição universal para coibir os piores crimes dos quais a sociedade internacional quer se livrar. Então, é uma das maiores conquistas do Direito Internacional, dos Direitos Humanos”.

Emerson Masullo é professor de Ciências Políticas na Universidade Católica de Brasília e especialista em Políticas Públicas pela Universidade de Brasília. O professor explica que “o Tribunal Penal Internacional é chamado a atuar basicamente em crimes de guerra, de genocídio, crimes contra a humanidade e nos crimes de agressão que ainda estão passíveis de regulamentação pelo próprio Tribunal”.

O Artigo 5º inédito é exibido toda quarta-feira, às 21h, na TV Justiça. Horários alternativos: quinta-feira, 12h30; sexta-feira, 09h30; sábado, 12h30; domingo, 19h30; segunda-feira, 12h; e terça-feira, 12h30.

Fonte: TV Justiça



<< Voltar
Enviar esta notícia para um amigo
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.