link para página principal link para página principal
Brasília, 2 de março de 2021 - 11:00
Notícias STF Imprimir
Segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Frente Nacional de Prefeitos defende Mais Médicos

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, presidente da Frente Nacional de Prefeitos, afirmou nesta segunda-feira (25), durante a audiência pública sobre o Programa Mais Médicos, que a dificuldade para a contratação de médicos é comum à maioria dos municípios brasileiros, mesmo tendo havido, nos últimos dez anos, aumento significativo dos investimentos municipais em saúde pública. Ele destacou que, em 2012, 21,5% do orçamento dos municípios foi destinado ao setor de saúde, contra 16,5% em 2002.

Segundo o prefeito, a cada ano os municípios encontram formas de aumentar os investimentos na saúde pública, mas, em alguns casos, é necessário retirar recursos de outros setores. Fortunati observou que o aumento de investimentos no setor reflete o pensamento da maioria dos prefeitos, e que a Frente reúne representantes de todos os partidos.

De acordo com ele, em reunião realizada em 2012, os prefeitos assinaram documento apontando a necessidade de contratação de médicos para atuar na saúde pública nas cidades mais pobres e na periferia de grandes cidades. O presidente da Frente informou que, em janeiro de 2013, a entidade lançou campanha questionando onde estão os médicos para atender à população carente.

Ele argumenta que em Porto Alegre, quinto município no ranking de estruturação do SUS, havia, no início de 2013, 213 vagas de médicos. “Não é somente por falta de estrutura adequada que médicos deixam de trabalhar. Não temos dificuldade para contratar médicos para os hospitais, mas as vagas na periferia só estamos conseguindo preencher com o Mais Médicos”, afirmou.

Na opinião de Fortunati, o país caminha na direção correta ao dar maior importância à atenção básica de saúde, com a implantação de unidades descentralizadas, e que isto tem possibilitado reduzir a demanda desnecessária das emergências de hospitais.

PR/CF

 

Processos relacionados
ADI 5037


<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.