link para página principal link para página principal
Brasília, 31 de maio de 2016 - 11:07
Notícias STF Imprimir
Sexta-feira, 04 de março de 2016

Ex-presidente Lula pede suspensão da operação Aletheia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que sejam suspensos os procedimentos e as diligências realizadas na manhã desta sexta-feira (4) no âmbito da operação Aletheia, da Polícia Federal (PF). O pedido foi feito nos autos da Ação Cível Originária (ACO) 2833, que questiona um suposto conflito de competência entre os Ministérios Públicos Federal (MPF) e o de São Paulo (MP-SP) em investigações contra o ex-presidente.

A defesa do ex-presidente argumenta que a condução coercitiva usada na operação é desnecessária, pois ele já prestou um depoimento à PF quando foi notificado em inquérito policial que corre em Brasília. “Portanto, não há nenhuma base para presumir que, regularmente notificado, não iria repetir um ato de cuja realização não relutara”, sustenta.

Os advogados argumentam ainda que a medida não seria imposta sem participação de procuradores da República que conheciam a existência do conflito de atribuições. “O desafio à autoridade da Corte Suprema é tão evidente que dispensa qualquer consideração”, afirma.

A defesa reiterou que é “inadmissível” a convivência de duas investigações sobre os mesmos fatos, um instaurado pelo MP-SP e outro por membros do MPF designados para oficiar junto à 13ª Vara Federal de Curitiba.

A petição questiona o fato de que "nos autos do processo, os procuradores da República apressaram-se ‘espontaneamente’ a prestar informações já na segunda-feira, dia 29 de fevereiro, no esforço de delimitar objetos investigatórios claramente compartilhados por ambos os procedimentos investigatórios criminais”.

A defesa citou também que surgiram matérias na imprensa sobre supostas delações que atingiriam o ex-presidente. “Tais vazamentos, como tantos outros, configuram crimes de violação de segredo de justiça jamais investigados”, assinalou. Dessa forma, requer que sejam suspensos os atos da operação Aletheia até a manifestação do STF sobre a ACO 2833, que está sob a relatoria da ministra Rosa Weber.

RP/CR

Processos relacionados
ACO 2833


<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.