link para página principal link para página principal
Brasília, 20 de outubro de 2018 - 03:49
Notícias STF Imprimir
Segunda-feira, 14 de maio de 2018

Exposição no STF integra a 16ª Semana dos Museus

O Supremo Tribunal Federal participa, entre os dias 14 e 18 de maio, da 16ª Semana dos Museus, evento em celebração ao Dia Internacional do Museu, comemorado em 18 de maio. Em 2017, a data motivou atividades em 157 países. No Brasil, anualmente, é promovida a Semana dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Trata-se da primeira participação do Supremo no evento que, alinhado ao tema deste ano “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, apresenta exposição focada nos públicos presencial e online.

Pensando no público off-line, a Secretaria de Documentação (SDO) do Supremo organizou a mostra “Memória Institucional: do físico ao digital”, que poderá ser conferida, durante esta semana, no Espaço Cultural Ministro Menezes Direito. Estão expostos objetos museológicos, processos históricos e obras raras da Biblioteca, uma forma de conectar diferentes acervos, ao longo do tempo, e também os visitantes, fornecendo informações da história do STF e de seus membros. Para o público online, foi lançado no site do STF o catálogo virtual do acervo histórico-cultural do Tribunal, com seleção de objetos que mostram sua variedade e importância, o catálogo de processos históricos e o de obras raras da biblioteca.

Para conectar os ambientes off e online, servidores voluntários da STF irão a escolas do Gama (DF) para apresentar o catálogo virtual, algumas peças do acervo e a Cartilha do Poder Judiciário. Entre segunda (14) e sexta-feira (18), serão visitadas cinco escolas. Espera-se alcançar um público de cerca de 700 crianças.

 

Segundo o Ibram, a era digital apresenta desafios ao setor de museus. O tema proposto este ano visa instigar o questionamento sobre “o que os museus têm feito para se conectar aos novos públicos e às novas tecnologias?”. De outro lado, 46% da população brasileira ainda está offline. Surge assim, outro ponto importante a ser levado em consideração: “como os museus podem estreitar relações com os diversos extratos sociais e promover ações que levem as instituições a esse público?”.

Conheça mais sobre a proposta da Semana dos Museus no site do Ibram. Este ano, irão participar 1.130 instituições, com 3.261 eventos cadastrados, todos na mesma semana. Acompanhe também as atividades desenvolvidas no mundo em comemoração ao Dia Internacional do Museu na página do Conselho Internacional de Museus.
 

 



<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.