link para página principal link para página principal
Brasília, 15 de setembro de 2019 - 02:35
Notícias STF Imprimir
Quinta-feira, 27 de junho de 2019

Presidente do STF inaugura nova Livraria do Supremo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, inaugurou, nesta quinta-feira (27), a nova Livraria do Supremo, localizada na entrada do Anexo I do Tribunal, um dos principais pontos de acesso ao STF. Toffoli lembrou que a livraria foi criada sob a presidência do ministro Gilmar Mendes, com o objetivo de disponibilizar ao público a Revista Trimestral de Jurisprudência. Desde então, o projeto se expandiu. Hoje oferece uma grande diversidade de produtos entre publicações editoriais e coletâneas. Além disso, preserva a memória institucional política e jurídica do STF também por meio do resgate da vida e da obra dos ministros, o catálogo de obras raras e o catálogo de composições do Plenário. O presidente destacou os livros em homenagem aos ministros Marco Aurélio e Celso de Mello, “que contribuem para reconstruir a história recente da Corte”.

Toffoli destacou ainda que, desde a sua criação, em 24 de novembro de 2008, a livraria doou mais de 70 mil exemplares a instituições públicas, bibliotecas universitárias e órgãos do Estado e do Poder Judiciário. Quase 47 mil livros impressos foram vendidos e, desde junho de 2017, mais de 80 mil livros digitais foram baixados.

A livraria tem, atualmente, mais de 13 mil clientes cadastrados, que recebem informativos, via e-mail, sobre os lançamentos disponíveis. “Trata-se, portanto, de empreendimento social, sem fins lucrativos e de importante canal de comunicação do STF com a sociedade”, disse o ministro Dias Toffoli. Além do presidente, participaram da inauguração os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes.

Os produtos estão disponíveis para download gratuito em diferentes formatos, o que facilita o transporte e o armazenamento pelo usuário. Dentre os formatos disponíveis, o presidente destacou o audiolivro, importante ferramenta de acessibilidade. “É a Justiça ao alcance de todos”, frisou. “Tudo isso representa a coroação da Livraria do STF, que há mais de 10 anos entrega materiais institucionais de alta qualidade, prestando contribuição inestimável à sociedade”.

Missão

A Livraria do STF tem como missão divulgar a jurisprudência e a memória institucional da Corte. Ela oferece conteúdo digital gratuito e publicações impressas que podem ser adquiridas pelo público em geral. Além disso, comercializa souvenires do Tribunal como Constituições de bolso, cartões postais, blocos de anotações e calendários. A nova livraria passa a ser também o ponto final das visitas guiadas realizadas no Tribunal.

SP/EH



<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.