link para página principal link para página principal
Brasília, 20 de outubro de 2019 - 02:47
Notícias STF Imprimir
Sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Presidente do STF participa de encontros com o Poder Judiciário catarinense

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, visitou órgãos do Poder Judiciário de Santa Catarina nesta sexta-feira (13), onde ainda participa do Congresso Estadual de Magistrados, em Florianópolis.

“É importante o contato com a magistratura na primeira instância para que possamos aprimorar, cada vez mais, o trabalho de prestação jurisdicional”, ressaltou Dias Toffoli. O objetivo das visitas institucionais é promover o diálogo com os operadores do Direito e ampliar a integração do Poder Judiciário.

O ministro esteve, pela manhã, na Justiça Federal e no Tribunal de Justiça (TJ), que possui elevado índice de litigiosidade. “Um milhão de processos entram, por ano, só na Justiça estadual em uma unidade da federação com sete milhões de habitantes. Mesmo assim, o tribunal se destaca como um dos melhores do País, segundo números do CNJ”, lembrou o presidente.

Para o presidente do TJ de Santa Catarina, Rodrigo Collaço, a presença do ministro Dias Toffoli no estado contribui para a unidade do Poder Judiciário nacional. “Nos sentimos honrados, ainda mais hoje que a administração do presidente do STF completa um ano de uma gestão marcada pela capacidade de diálogo e pela disposição em ajudar os desafios da Justiça, que são muitos”, afirmou.

“O presidente Dias Toffoli tem sido um líder na moderação entre os poderes da República e um incentivador da atividade constitucional, dando apoio e amparo a todos os juízes e servidores do Judiciário”, enfatiza o diretor do Foro da Seção Judiciária, Alcides Vettorazzi.

Contato com a realidade

Na busca pela interlocução com os demais Poderes, o presidente do Supremo esteve com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, na residência oficial. Em seguida, visitou o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região. A presidente do TRT, Mari Eleda Migliorini, destacou a importância do contato do chefe do Poder Judiciário com a realidade de Santa Catarina, em especial com a Justiça do Trabalho.

No Tribunal Regional Eleitoral, o presidente do STF elogiou o trabalho da instituição e relembrou, quando presidiu Tribunal Superior Eleitoral, o pioneirismo do TRE catarinense no processo eletrônico de votação. “No Brasil, a Justiça Eleitoral desenvolveu essa tecnologia internamente, que tem origem justamente em Santa Catarina”.

“A troca de ideias que ocorreu aqui nos trouxe alento para que continuemos nossa tarefa com mais afinco ainda, no sentido de cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça”, disse o presidente do TRE-SC, Cid José Goulart Júnior.

Desde que tomou posse, o presidente do STF já visitou, além de Santa Catarina, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.

Congresso

O presidente do STF também palestrou sobre os avanços e desafios da magistratura na Era Digital em congresso realizado pela Associação dos Magistrados Catarinenses em parceria com a Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e com o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura.

“Chegou a hora da Justiça enfrentar a ideia de aplicar tecnologia a fim de auxiliar magistrados e servidores”, aponta o ministro. Ele citou, ainda, avanços no STF e CNJ como o Plenário Virtual, ampliação das categorias de processos a serem julgados no meio virtual, a ferramenta de inteligência artificial “Victor” e o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que atingiu a marca de 94% de processos tramitando em meio eletrônico no Supremo.
 

Assessoria de Comunicação da Presidência
Foto: Divulgação TJSC



<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.