link para página principal link para página principal
Brasília, 19 de outubro de 2019 - 01:32
Notícias STF Imprimir
Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

STF aposta na modernização administrativa e de gestão de pessoas para garantir eficiência dos serviços prestados

Para viabilizar resultados mais efetivos perante a sociedade, o Supremo Tribunal Federal (STF) está investindo na reestruturação profissional e em novos procedimentos de trabalho. Um exemplo desta ação foi a aprovação, em sessão administrativa, em setembro de 2018, da alteração da estrutura orgânica da Corte.

O novo formato foi definido considerando a missão constitucional do Tribunal e tem entre seus objetivos, propiciar a flexibilidade dos modelos e processos de trabalho; a integração entre as unidades; a gestão eficiente e transparente; e o foco no resultado e em benefício do cidadão.

No período de setembro de 2018 a setembro de 2019, o Supremo promoveu workshops e capacitações com o propósito de aprimorar e tornar perene o processo de definição e gestão da estratégia organizacional, de gestão de processos de trabalho e de projetos do Tribunal. Um deles foi a capacitação “Conhecimentos em Gestão”, composta por 19 workshops e que envolveu todas as áreas do Tribunal.

O Supremo instituiu, ainda, por meio da Resolução 638/2019, as políticas de Gestão da Estratégia, de Gestão de Processos de Trabalho, de Gestão de Riscos e de Gestão de Programas e Projetos do STF.

A Corte iniciou também um levantamento para identificar as necessidades de pessoal dos diferentes setores da instituição com o objetivo de definir o quantitativo ideal da força de trabalho para o desenvolvimento das atividades. Essa iniciativa integra o projeto Dimensionamento da Força de Trabalho, em parceria com a Universidade de Brasília.

“O Tribunal tem atuado constantemente em programas de inclusão e bem-estar do servidor”, destacou o diretor-geral do STF, Eduardo Toledo, ao mencionar que, neste último ano, o Supremo realizou oficinas em Libras para profissionais da saúde, brigadistas, vigilantes e equipe do Cerimonial.

Além disso, o Tribunal contratou associação de pessoas com deficiência (surdos e mudos) para atuar na digitalização, tratamento de imagens, indexação e gestão arquivística e documental do acervo de processos do STF. Mais de 2,5 mil volumes de processos judiciais de guarda permanente já foram digitalizados.

Parceria para revitalização

A estrutura física do STF integrou as ações de modernização administrativa da Casa. Em maio de 2019, o presidente Dias Toffoli assinou acordo de cooperação técnica com o Governo do Distrito Federal (GDF) para o compartilhamento da gestão de parte da Praça dos Três Poderes, do Bosque dos Ministros, do Bosque dos Pinus e da área verde que circunda o Tribunal.

Também em parceria com o GDF, foi inaugurada a nova iluminação do prédio sede do Supremo, dando início ao processo de revitalização da Praça dos Três Poderes. Foram instalados 140 novos projetores de led 35 watts ao redor do prédio e mais dois de 2.000 watts para iluminação da Escultura “A Justiça” de Alfredo Ceschiatti, localizada em frente ao prédio sede.

Assessoria de Comunicação da Presidência



<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.