link para página principal link para página principal
Brasília, 5 de dezembro de 2020 - 11:40
Notícias STF Imprimir
Terça-feira, 08 de setembro de 2020

Em evento do BRICS, ministro Dias Toffoli destaca rápida reação do Judiciário na pandemia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou na manhã desta terça-feira (8) de seminário virtual das Cortes Supremas do BRICS, grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que teve como foco o trabalho do Judiciário em apoio aos agentes econômicos durante a pandemia.

O diálogo entre as Cortes Supremas e Constitucionais dos BRICS foi retomado ano passado, em Brasília, em seminário organizado pelo STF. A edição deste ano foi coordenada pela Suprema Corte da Federação Russa. Em sua participação, o presidente do STF destacou a rápida reação do Judiciário, após o anúncio da pandemia, que resolveu, entre várias controvérsias, a vinculada à necessidade do chamado “orçamento de guerra” para que o Executivo pudesse enfrentar o problema.

O ministro Dias Toffoli mencionou também a celeridade e a alta produtividade do Judiciário brasileiro em matéria de decisões relativas ao impacto econômico das medidas de distanciamento social. Citou como exemplo o canal exclusivo dedicado às ações relativas à Covid-19 no STF, que, em seis meses, recebeu e deu resposta a cerca de cinco mil casos.

A necessidade de fundamentação, com base nas evidências científicas disponíveis e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de medidas restritivas com impacto social e econômico foi ressaltada pelo presidente do Supremo como critério adotado nas decisões da Corte.

Fonte: CNJ

Leia mais:

25/10/2019 - Ministro Dias Toffoli defende revolução tecnológica do Judiciário em evento do BRICS

 



<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.