link para página principal link para página principal
Brasília, 21 de fevereiro de 2019 - 15:25
Notícias STF Imprimir
Quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Presidente do Supremo profere palestras nos EUA

De 23 a 29 de outubro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, viaja aos Estados Unidos para proferir palestras em Washington, Boston e Nova Iorque. Ele tratará de controle de constitucionalidade, reforma do Judiciário, omissão legislativa, jurisdição constitucional brasileira e os 20 anos da Constituição Federal. 

Nesta quinta-feira (23), a agenda do presidente inclui visita à Biblioteca do Congresso norte-americano, em Washington, onde fará exposição sobre a “Evolução recente do Sistema Judiciário brasileiro”. Na manhã de sexta-feira (24), na Georgetown University, ele fala sobre "A Constituição brasileira e seus vinte anos". Em seguida, reúne-se com o presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John Roberts.

“Novos Desafios para a Jurisdição Constitucional no Século XXI: Perspectiva Brasileira" é o assunto da palestra ministrada por Gilmar Mendes ainda na sexta-feira, no Woodrow Wilson Center for Scholars. Na segunda-feira (27), já em Boston, o ministro fala sobre "O Controle da Constitucionalidade no Brasil" na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard.

No dia 28, terça-feira, na Sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, o presidente do Supremo expõe o tema "Reforma dos Sistema Judiciário no Brasil, na qualidade de elemento fundamental para garantir a segurança jurídica para investimentos externos no País". Por último, o ministro Gilmar Mendes, profere palestra para acadêmicos e estudantes da Columbia University, sobre "Omissão Legislativa".

EC/EH



<< Voltar
 
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | STF Push | Canais RSS
Seu navegador n&atilde;o suporta frames.