link para página principal link para página principal
Brasília, 12 de agosto de 2020 - 02:47
Linha do Tempo Imprimir

 

       

2010

 

 
  • Abertura, no dia 5 de abril, da exposição "Preservação e Conservação do Acervo", organizada pela Secretaria de Documentação, com apoio da Coordenadoria de Biblioteca  e do Laboratório de Restauração do STF. O principal objetivo dessa exposição foi conscientizar e orientar os usuários quanto à importância dos cuidados preventivos necessários à conservação dos livros. A campanha despertou o exercício da cidadania e a reflexão para o dever social no trato e cuidado com o patrimônio público. A mutilação dos materiais bibliográficos e o manuseio inadequado prejudicam não somente a estrutura física das obras, mas também o acesso à informação. Essa exposição buscou mostrar aos usuários os problemas mais comuns decorrentes do manuseio inadequado e apresentar os cuidados preventivos que podem contribuir para o prolongamento da vida útil do acervo. O período da exposição foi de 5 a 30 de abril de 2010; 
     
  • Aquisição de scanner planetário Copibook HD I2S para digitalização de obras raras e material bibliográfico em dimensões maiores;

 

 

 

 

  • Em 15 de abril,  foi realizado o lançamento da 2ª versão da Biblioteca Digital do STF, no Salão Branco, pelo Ministro Presidente Gilmar Ferreira Mendes;
     
  • Lançamento, em 29 de novembro, do produto Emendas Constitucionais, que disponibiliza os textos compilados dos principais documentos que fazem parte da tramitação das propostas de emendas à Constituição promulgadas pelo Congresso Nacional. São apresentadas a proposição inicial com a exposição de motivos ou justificação, os pareceres e o texto da emenda aprovada. Há, ainda, a possibilidade de se pesquisar a tramitação completa da proposta na Câmara dos Deputados e no Senado Federal;
     
  • Pasta do STF  foi lançada em 20 de dezembro, apresentando diversos dados sobre o Supremo tais como legislação,   bibliografia,  charges, eventos,   curiosidades, publicações institucionais, banco de imagens e material de divulgação;
     
  • Programa da TV Justiça intitulado "Caminho do Processo" veicula reportagem sobre a Secretaria de Documentação da qual faz parte a Coordenadoria de Biblioteca (http://www.youtube.com/watch?v=PzGsnwNcjPI);
 


2011



 

 

 

  2012  

 
  • Em janeiro foi realizado o inventário do acervo bibliográfico com a conferência dos dados de cada um dos cem mil livros que compõem o acervo da Corte;
 
   
  • A Biblioteca recebeu novos expositores que se encontram na entrada principal para divulgar as Novas Aquisições e as Bibliografias Temáticas;
 
   
  • Foram confeccionados mobiliários para os terminais de autoatendimento para melhor servir às pessoas com deficiência.
 
       
2013  
  • Publicação do conteúdo “Ministros Convocados” na Pasta do STF que apresenta a relação dos Ministros do Tribunal Federal de Recursos (TFR) convocados para completar quorum no Supremo Tribunal Federal em votação de matéria constitucional , cumprindo com o disposto nos Regimentos Internos de 1940 e de 1970 do STF;
 
   
  • Foi realizada uma avaliação na coleção de obras raras do Tribunal para definição dos critérios de raridade desse acervo, em conformidade com o PLANOR (Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional).
 
       

2014

 

  

 

 


 

 

 

  • Em 23 de abril, foi comemorado o “Dia Mundial do Livro” e o “Dia do Direito do Autor”. Para celebrar a data, instituída pela UNESCO em 1995, a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal aderiu ao projeto de incentivo à leitura conhecido como “Livro Livre”, cuja proposta é formar uma corrente em prol da leitura.

 

  

  • Em setembro, a Sala de Coleções Especiais, na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal recebeu nova identidade visual. O espaço, que possui acervos particulares do ministro Hahnemann Guimarães e dos juristas brasileiros Pontes de Miranda e Levi Carneiro, foi reformulado, proporcionando um ambiente adequado para estudo em grupo.

     
  • Em outubro houve uma reestruturação na Coordenadoria de Biblioteca com a criação da Seção de Processamento Bibliográfico e alteração do nome da Seção de Biblioteca Digital para Seção de Conteúdos Digitais.
     
  • Em 15 de outubro realizou-se a primeira edição do projeto de incentivo à leitura para crianças com contadores de histórias e uma feira de troca de livros e gibis.
     
  • Em dezembro a Biblioteca realizou o inventário do acervo bibliográfico utilizando, pela primeira vez, a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) de identificação por rádio frequência. A inovação permitiu a identificação e leitura dos itens de forma rápida e eficiente.
     
 
       
   

 

 

2015

 

 

 
  • A partir de 2 de março a Biblioteca passou a funcionar em horário estendido: das 8h às 20h para os usuários internos do Tribunal e das 11h às 19h para o público em geral.
     
  • Publicação da Instrução Normativa nº 200 que dispõe sobre a Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal.
     
  • De 23 a 29 de outubro foi comemorada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que contou com uma feira de troca de livros e gibis, treinamentos em recursos de informação, além da exposição Flashes da Biblioteca.
 
       
       
2016   
  • Publicação da Resolução nº 571 que institui a data comemorativa do aniversário da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal do Supremo Tribunal Federal.
     
  • Criação do projeto social Leitura em Família, aberto a todos os colaboradores do Tribunal, e que visa incentivar crianças e adolescentes ao hábito da leitura.
     
  • Implantação da nova sinalização do acervo, incluindo tutoriais para localização de material bibliográfico.
     
  • Lançamento do Catálogo de Obras Raras e uma exposição na Biblioteca de uma seleção dos exemplares catalogados.
     
  • Exposição 125 Anos da Biblioteca apresentando a Linha do Tempo da Biblioteca.
 
       


2017

 

 
  • A Biblioteca promove palestras em comemoração ao Dia do Bibliotecário.
  • No dia 26 de junho a Biblioteca recebeu a visita de um grupo de deficientes visuais. A visita teve por objetivo apresentar aos usuários as ferramentas eletrônicas que podem ser usadas por deficientes visuais, tais como a tela para quem tem baixa visão, com uma lupa, o leitor de documentos que reproduz o que está escrito através de voz sintética, NVDA (Non Visual Desktop Access) e o aparelho de digitalização e leitura que reproduz em áudio as informações contidas em textos impressos, o Sara CE (Scanning And Reading Appliance - Camera Edition). Na ocasião, os usuários fizeram sugestões para que a Biblioteca pudesse melhorar seu atendimento.
     
  • Programação cultural marcou a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca no Tribunal. Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto 84.631/80, a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal preparou programação cultural para servidores e colaboradores. A semana ocorreu do dia 23 ao dia 29 de outubro e contou com três atividades no Tribunal este ano. O primeiro evento, realizado na segunda-feira (23), com a abertura da exposição "Varal Artístico", exibiu as fichas de leitura do projeto "Leitura em Família". No dia 24, a exposição literária "Poesias, contos e crônicas" apresentou trabalhos produzidos por servidores e colaboradores. A programação também contou com a inauguração do terceiro ponto do projeto "Ponto de Leitura", no dia 27, e promoveu a campanha "Doe cidadania - doe livros".

    Exposição "Varal Artístico" abre Semana Nacional do Livro e da Biblioteca no STF
    Por Mariana Borges | Fotos Carlos Moura
     

    A programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, no Tribunal, foi aberta com a exposição "Varal Artístico". O evento ocorreu nesta segunda (23), na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, e contou com a entrega de certificados de crianças participantes do projeto "Leitura em Família" a pais presentes.

    Para Lucylene Rocha, da Coordenadoria de Biblioteca, a escolha da exposição teve motivo especial. " O projeto está completando um ano, e a gente quis começar a semana com esse aniversário. O 'Varal Artístico' é o fruto do projeto", comenta.

     A exibição continuará, na Biblioteca, até dia 3 de novembro e apresenta trabalhos de crianças participantes do "Leitura em Família", em que colaboradores podem levar bolsas com livros para os filhos, que preenchem fichas do projeto com desenhos e textos antes de devolverem as obras. O resultado do trabalho está na exposição.

     Maria Acione Dourado, da Seção de Assistência Materno-Infantil, participou do projeto com o filho de cinco anos e esteve presente no evento. "O projeto incentiva o aprendizado. Meu filho ficou muito feliz e empolgado. No dia em que levei os livros, ele já queria fazer o desenho e ouvir as histórias. Tive até que conter ele", conta. No varal, o desenho da criança faz parte da exposição.

     O acervo de livros de incentivo à leitura foi renovado pela 4ª vez, com a ajuda de doações."Estamos aqui neste ambiente de pesquisa jurídica, estamos sempre lendo. E lemos literatura, também. Mas tem aquele livro que lemos só uma vez. E o mesmo se aplica aos livros infantis. Então, é interessante doar; é importante desenvolver a cultura de devolver os livros que pegamos emprestados nesses projetos", comenta a Secretária de Documentação, Ana Valéria.

     Amanhã (24), às 16h, o evento "Poesias, contos e crônicas" dará sequência à programação da Semana, com produções de colaboradores. "É um momento de mostrar para as pessoas o quanto colegas que estão ao nosso lado são sensíveis e especiais. Uma surpresa!", completa Lucylene. Ainda, na sexta-feira (27), será inaugurada nova estante do projeto "Ponto de Leitura".

     

     
     

    Último evento da Semana do Livro e da Biblioteca inaugura novos Pontos de Leitura
    Por Mariana Borges | Fotos Rosinei Coutinho
     
    O Supremo ganhou dois novos espaços do projeto “Ponto de Leitura” nesta sexta (27), entre eles, uma novidade: a primeira gibiteca do Tribunal. No total, as estantes do projeto contam com um acervo que soma 400 livros.

    Desde a criação do projeto “Ponto de Leitura”, com a primeira estante, em março deste ano, foram emprestados 80 livros. Com a segunda estação, criada em abril, e as recém-inauguradas, agora são quatro pontos que contam com o apoio de servidores e colaboradores do Supremo em forma de doações de obras literárias.

    Os novos pontos estão localizados ao lado da livraria, no térreo do Anexo II-b, e no refeitório da área externa do Anexo II, no caso da Gibiteca. Já as estantes previamente inauguradas continuam nos mesmos espaços, na entrada da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal e no refeitório do subsolo do Edifício Sede.

    O conteúdo abrange a literatura clássica e a recente, livros com temas jurídicos e obras com foco em concursos públicos, sendo títulos nacionais e estrangeiros. “Tem um pouco de cada coisa. O que a gente recebe, e está em bom estado, a gente coloca aqui”, comenta Lucylene Valério Rocha, da Coordenadoria de Biblioteca. Entre os livros mais emprestados, best-sellers. Os pontos reúnem obras conhecidas como “Comer, rezar e amar” e “O voo da Libélula”.

    Para participar do projeto, colaboradores podem escolher livros de um dos pontos de leitura e devem preencher a ficha de empréstimo no local com nome, seção, e-mail e data de retirada. A devolução da obra, ou renovação do empréstimo, deve ser realizada em até 20 dias. Os empréstimos não são relacionados a cadastros na Biblioteca.

    A inauguração foi o último evento organizado para a Semana do Livro e da Biblioteca no STF, mas as exposições “Varal Artístico” e “Poesias, contos e crônicas” continuarão até dia 7 de novembro, na Biblioteca, a partir da 8h para o público interno e das 11h, para o externo.

    Para Lucylene, a ideia de relacionar ipês à programação atraiu o público. “A Semana superou as expectativas. As pessoas ficaram muito interessadas”, comenta. O período de homenagens a livros e bibliotecas está na agenda cultural e continuará a ser celebrado, em outubro, nos próximos anos. Abaixo, à esquerda, a exposição “Varal Artístico”, à direita, “Poesias, contos e crônicas”:  
     
     

     

 
       
     

 

 
  Gestor: SEÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS Última atualização: 24/11/2017 15:19:16
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | Canais RSS do STF