link para página principal link para página principal
Brasília, 1 de julho de 2016 - 19:24
Memória Institucional Imprimir

       O Museu do STF, atualmente denominado Seção de Memória Institucional, foi inaugurado em 18 de setembro de 1978, data comemorativa do sesquicentenário da Corte, na gestão do Presidente Thompson Flores. 

          A Seção de Memória Institucional é responsável pela guarda e conservação dos bens histórico-culturais, bem como o resgate e a comunicação da História da Suprema Corte, suas antigas sedes e de seus Ministros. Dentre suas várias atividades, podemos destacar: resgate da história, atendimento a pesquisas, apoio a montagem de exposições temáticas e gerenciamento de acervo.

      O acervo é bem variado. É composto por condecorações, documentos e móveis históricos, fotografias e objetos: presentes protocolares, tapeçarias, vestimentas, objetos de uso pessoal de ministros e obras de artes.

       Esta última classe é composta por quadros e esculturas que foram doados ao longo do tempo ao STF. Muitas compunham a antiga sede do STF quando ainda eram no Rio de Janeiro. Hoje essas peças passam por processos de restauração e intensos cuidados de conservação periódica.

       Cada item do acervo conta uma história relacionada ao STF. Nosso trabalho é coletar informações minuciosas dessas peças como uma maneira de preservar a história desse Tribunal.

   Acervo

 A Seção de Memória Institucional atende aos Ministros, aos servidores do Supremo Tribunal Federal e ao público em geral de 2ª a 6ª feira das 12h às 19h.

Ramais: 3601, 3602, 3605 e 3606
E-mail:
museu@stf.jus.br
Localização: Edifício Sede, 2º andar, sala 237
Chefe de Seção: Ana Cristina Paes
   
  

 
  Gestor: COORDENADORIA DE GESTÃO DOCUMENTAL E MEMÓRIA INSTITUCIONAL Última atualização: 24/04/2014 18:23:14
Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000 | Telefones Úteis | Canais RSS do STF