sdg sdfgg sdfg
Apresentação
Programação
Palestras
Noticias
Fotos
Local do evento
Realização
Informações úteis
Atrações Turísticas
 
Atualizado em 22/02/2007
Atrações turísticas
Site da Secretaria de Turismo do Distrito Federal
www.setur.df.gov.br
 
 

BRASÍLIA
Plantada no Planalto Central do Brasil, que era uma região virgem até sua construção, Brasília tem na própria natureza a maioria das suas opções de lazer. Oferece um lago artificial, cachoeiras, parques, estações de interesse ecológico e reservas de vida silvestre até uma distância de cerca de 100 km do centro da cidade. E ainda conta com um Jardim Zoológico com variadas espécies brasileiras e de outros países, onde os animais gozam de espaços livres. Berço de numerosos desportistas, a capital federal tem um moderno autódromo batizado com o nome do tricampeão de Fórmula-1, Nelson Piquet (que iniciou em Brasília sua carreira automobilística), bem como estádios de futebol, ginásios e piscina coberta, clubes de golfe e de tênis.

 

LAGO PARANOÁ
O Lago Paranoá circunda o lado leste de Brasília. Formado pelo represamento do Rio Paranoá e dos riachos Gama, Torto, Bananal, Fundo e Vicente Pires, tem o objetivo de aumentar a umidade do ar e amenizar o clima seco da região. Possui 40km² de área e 80 km de perímetro, abrangendo o Sul e Norte da cidade.Mais de duas dezenas de clubes margeiam o Lago de um lado; e do outro estão os setores residenciais mais nobres da cidade, chamados de Lago Sul e Lago Norte. Com a inauguração de dois pólos do Projeto Orla, o brasiliense passa a ter locais públicos para a prática de esporte e devaneios náuticos. O Pólo 3, na proximidade do Palácio da Alvorada, entre a Churrascaria do Lago e a Concha Acústica, é constituído de um calçadão de 17.000m², com quiosques, banheiros públicos e marinas, onde até grandes shows se realizam. No local constroem-se grandes hotéis de cadeias internacionais. O outro ponto é o Pólo 11, conhecido como Pontão Sul, totalmente urbanizado para divertimentos e lazer em geral, com restaurantes, playground, quiosques para artesanato e souvenir, ancoradouro, campo de pelada e quadra de esportes polivalente. Diversas marinas particulares estão sendo instaladas, especialmente ao lado da Ponte das Garças, para disputas de torneios de jet-skis e barcos. Caso você queira fazer passeios de barco ou alugar um, ligue no Jet Náutica.

 

TURISMO CÍVICO

PRAÇA DOS TRÊS PODERES
Localizada no início do Eixo Monumental, abriga os Poderes da República. Também na Praça dos Três Poderes estão localizados o Panteão da Liberdade, o Mastro da Bandeira, com 286 metros quadrados considerado pelo "Guinness Book" como a maior bandeira hasteada do mundo, O Espaço Lúcio Costa, onde fica uma maquete gigante de Brasília.

PALÁCIO DO PLANALTO
Sede do Poder Executivo, foi projetado por Oscar Niemeyer, que utilizou linhas curvas e retas para obter um efeito plástico requintado. Possui quatro pavimentos. No térreo estão os serviços de recepção e portaria; no primeiro pavimento, as salas nobres de audiência e salões de banquete; no segundo fica o gabinete do Presidente da República, e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. As visitas ao seu interior são permitidas somente em ocasiões especiais mediante marcação antecipada.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
O Supremo Tribunal Federal é composto por 11 ministros e é a instância máxima da justiça brasileira para decidir sobre questões constitucionais. A atração principal do Supremo é o Plenário, onde se reúnem os ministros para julgamento. O ambiente é decorado com painel de mármore de autoria de Athos Bulcão e Crucifixo criado por Creschiatti e Werner.

PALÁCIO DA ALVORADA
É a residência oficial do Presidente da República. Têm em seus jardins e dependências inúmeras obras de arte, como "As laras" de Alfredo Ceschiatti, Além de Portinari, Volpi e outros grandes nomes de arte contemporânea. Aberto para visitação pública às quartas-feiras, de 15 às 17 horas. Setor de Hotéis e Turismo Norte.

CONGRESSO NACIONAL
Sede do Poder Legislativo. O "prato" convexo pertence à Câmara dos Deputados e o côncavo ao Senado Federal. Os blocos em forma de "H" têm 28 andares que abrigam atividades administrativas.

PALÁCIO DA JUSTIÇA
Sede do Poder Judiciário. O Palácio possui a leveza estrutural que caracteriza os trabalhos de Niemeyer. No andar térreo, localiza-se a sala de reuniões do Tribunal Pleno e o Salão Branco, onde os ministros recebem os cumprimentos em ocasiões solenes. No primeiro pavimento estão o Salão Nobre, o gabinete da Presidência, a sala do Conselho, os gabinetes do Procurador-Geral da República e do secretário-geral da Presidência, a assessoria jurídica e os serviços de informações. O segundo pavimento abriga uma biblioteca com 80 mil volumes. Os visitantes devem observar o uso de traje passeio completo.

PANTEÃO DA PÁTRIA
Inspirado nos ideais de Liberdade e Democracia, o Panteão foi criado em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves, dedicado também aos heróis nacionais (de Tiradentes a Zumbi). Projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento sóbrio e elegante, que se integra à Praça dos Três Poderes e abriga, em seu acervo, um mural de Athos Bulcão, um painel de João Câmara, que retrata a Inconfidência Mineira e um vitral de Marianne Peretti. Entrada franca.

PALÁCIO DO ITAMARATY
Sede do Ministério das Relações Exteriores, projetado por Niemeyer, abriga importante acervo de obras de arte. O espelho d’água é um projeto paisagístico de Burle Marx. No destaque entre as plantas aquáticas, a escultura "O Meteoro", do artista Bruno Giorgio, em cinco blocos representando os continentes.

MINISTERIO DA JUSTIÇA
Destaca-se pelos jardins e a fachada de arcos, que sustentam lajes curvas de onde caem cortinas d’água. Projetado por Oscar Niemeyer possui área construída de 23 mil metros quadrados, com cinco pavimentos e subsolo.

PALÁCIO DO BURITI
Projeto de Mauro Jorge Esteves, é a sede do Governo do Distrito Federal. Em seus jardins estão as esculturas Loba Romana e Forma Espacial no Plano. Praça do Buriti.

 

ATRAÇÕES TURISTICAS

TEATRO NACIONAL
Tem forma de uma pirâmide irregular truncada no épico, com 45 metros do lado mais alto. A fachada é uma composição plástica de cubos e retângulos, de autoria de Athos Bulcão e projeto de Oscar Niemeyer.Possui três salas de espetáculo, várias galerias de arte e um anexo, onde funciona a Fundação Cultural do GDF. Fica no Eixo Monumental, ao lado da Estação Rodoviária.

CATEDRAL

TORRE DE TV
Centro de irradiação de TV e rádio tem 224 metros de altura e pode ser visto de quase todos os pontos de Brasília. Seu mirante, aberto diariamente, oferece uma vista panorâmica da cidade. Em sua plataforma superior está instalado o Museu Gemas. Fica no Eixo Monumental.

QUARTEL GENERAL DO EXÉRCITO
É um moderno conjunto de dez edifícios de linhas sóbrias. O primeiro deles sedia o gabinete de trabalho do ministro do Exército. No último andar há um grande salão para solenidades, com jardins de inverno de Burle Marx. Projetado por Oscar Niemeyer, possui um palanque em concreto simbolizando, nas linhas curvas, o punho da espada de Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Está localizado no Setor Militar Urbano, ao lado oeste do Eixo Monumental. São permitidas visitas somente na área externa.

MEMORIAL JK
Construído em homenagem ao fundador da cidade, tem como destaque o pedestal de 28 metros com estátua de Juscelino, de autoria de Horácio Peçanha. A decoração e a iluminação de seu interior criam um ambiente sóbrio e mágico. A câmara mortuária, onde está o corpo do ex-presidente, é um salão circular de 10 metros de diâmetro, com o teto decorado por vitrais de Mariane Peretti. Fotos, objetos pessoais, condecorações, o carro oficial, a biblioteca particular podem ser vistos neste museu. O Memorial fica ao lado oeste do Eixo Monumental. Cobra-se ingresso.

BANCO CENTRAL
O edifício sede do Banco Central do Brasil, no Setor Bancário Sul, é outro monumento arquitetônico da cidade, além de representar o Poder Financeiro da República. Em seu subsolo está instalado o mais importante Museu de Valores do país, onde é contada toda a história mercantil brasileiro.

CATETINHO
Totalmente construído em madeira, em 15 dias, foi a primeira residência presidencial de Brasília e o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para a cidade. É tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Abriga um museu e conserva móveis, objetos pessoais do presidente Juscelino Kubitschek e painéis fotográficos registrando o nascimento da nova capital. Tem à sua frente uma estátua em tamanho normal. Fica na BR- 040— Km 0.

 

 

 
Realização
  Supremo Tribunal Federal
 
Apoio
 
Tribunal Superior do Trabalho
 
 Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
 
UNB TJDFT
 
Prodasen
sdfg
SIJED